edinhotratada

Edinho Cordel – Deputado Estadual 50.369

20 de junho de 2014

Edinho Cordel, 31 anos, é uma das principais lideranças do PSol em Hortolândia. Foi candidato a vereador em 2008 e consolidou a luta pelos direitos da Juventude no município com o tema “O Novo no Poder”. Atualmente é membro do Diretório Estadual do partido e defende a luta em conjunto com os movimentos sociais.

Professor da rede estadual de ensino atua juntamente com a Intersindical no coletivo “Apeoesp na Escola e na Luta” pela organização de uma “Nova Apeoesp” que lute realmente pelos direitos dos professores e por uma Educação Pública de Qualidade.

Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude em 1998. O trabalho junto aos jovens na Pastoral foi fundamental na construção da sua trajetória como cidadão político, crítico e ativo. Hoje é assessor da Sub-Região de Campinas que abrange diversas dioceses, fazendo o acompanhamento dos jovens da Pastoral.

Sua participação em grêmios estudantis e na Pastoral da Juventude foi determinante para a escolha da formação em Jornalismo. Na faculdade participou da coordenação do Centro Acadêmico de Comunicação e mesmo antes de terminar o curso já atuava na imprensa alternativa e comunitária. Atuou em fanzines de grupos de jovens, nas assessorias  de cultura e política, e contribuiu em institutos e sindicatos de luta, como o Centro Organizativo dos Trabalhadores (COT); Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas, Osasco e Vinhedo e Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Cultura

Edinho não é chamado de Edinho do Cordel por acaso. Sempre gostou de poesia e aos 11 anos de idade já rascunhava versos. Teve como influência a própria família, retirante de Cajueiro/AL. Mais tarde se voltou pra música e o forró Pé de Serra desenvolvendo um Projeto com a Banda Karolina que tinha como base a cultura, a dança e a Poesia de Cordel. Daí o nome, Edinho do Cordel. Defensor da construção de espaços de fomento de cultura desenvolve projetos para a ocupação itinerante e intervenções em todos os cantos de Hortolândia. Participou de projetos teatrais e de circo no Centro Cultural Evolução em Campinas, aprendeu e contracenou com artistas do cenário cultural, em especial, na peça Circo do Meio Ambiente.