A maioria dos brasileiros é negra Viva Zumbi dos Palmares!

A maioria dos brasileiros é negra Viva Zumbi dos Palmares!

Em 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra. A escolha da data não foi por acaso. Remete à morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Um dos personagens do episódio mais traumático e dolorido da história do Brasil, a escravidão.

Durante três séculos, o Brasil foi um país escravocrata e destino de milhões de negros africanos capturados e trazidos à força para trabalhar na agricultura. Por isso, o dia 20 de novembro se torna emblemático para todos os brasileiros. Afinal, a negritude está em nossa identidade de uma forma direta ou indireta. Em solo pátrio os negros derramaram suor, dor, saudades, força de trabalho e são corresponsáveis por construir nosso país.

menina negra

Para entendermos um pouco o atual cenário dos negros no Brasil, alguns dados importantes. O número de pessoas que se declaram negras, segundo Censo 2010, aumentou. O Brasil em sua maioria é formado por negros. Cerca de 97 milhões de pessoas se declararam negras, pretas ou pardas, contra 91 milhões de brancos.

O triste é que essa maioria da população é ainda a menos favorecida e a que mais sofre com a injustiça e a exclusão social. Para se ter uma noção, a cada três pessoas assassinadas no Brasil duas são negras. O Ipea, apontou que os negros têm 8% mais chance de morrer vítimas de homicídios do que os brancos. Eles são marginalizados e excluídos na sociedade. A maioria vive nos bairros mais simples e periferia das cidades.

olhos negros

Vale lembrar que os principais meios de comunicação, infelizmente, ajudam a reforçar esse cenário de desigualdades. Os negros ainda continuam sendo associados a antigos estereótipos como mulata sensual, o malandro, o bandido. Em filme ou telenovelas, suas profissões são sempre as menos valorizadas.

Com isso, deve-se reforçar que toda a forma de escravidão velada, que ainda vigora, precisa ser derrotada. Temos que coibir e denunciar o racismo, a discriminação ou o salário mais baixo pago aos negros, principalmente às mulheres negras. Isso sem falar da falta de acesso à escola o que leva à exclusão social de muitos jovens negros. Segundo o PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar), 13% dos negros com idade a partir de 15 anos são analfabetos enquanto a população do País, que não sabe ler nem escrever chega a 10%.

jongo

Mais de trezentos anos se passaram após a morte de Zumbi dos Palmares. Sua luta pela verdadeira libertação do negro continua atual e não deve ser esquecida. Movimentos negros, contos africanos, folclore, danças típicas, músicas, gastronomia e tantas outras manifestações africanas devem ser valorizadas e divulgadas para reforçar a identidade tão presente e enraizada na história brasileira. 

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart