Prefeito deu a corda e agora está se enforcando
O caminho está árduo. Quando penso no que escrever de relevante sobre Campinas, fico assustado. A falta de comprometimento do governo Jonas Donizette (PSB) com a população e o discurso que pregou na campanha de 2012, deixa cada vez mais em evidência que essa administração é para poucos.
A roda começou a girar com o transporte público. Revoga-se aumento de tarifa, mas triplicam-se os subsídios aos empresários. A violência se alastra pela cidade e coloca a população como refém.
A área da saúde tão citada durante a campanha entrou em colapso. Primeiro com a falta de médicos e medicamentos, depois com demissão de funcionários, filas e mais filas nos prontos atendimentos. Por fim, Campinas registra a maior epidemia de dengue com mais de 32 mil casos notificados.
Essa semana, telefones do Samu e Guarda Municipal ficaram por mais de 12 horas sem funcionar. Não podemos nos esquecer do racionamento de água que antes mesmo de ser anunciado como alternativa, já vinha acontecendo de maneira arbitrária na periferia do município.
Negligência? Falta de interesse? Afinal, como avaliamos o empenho dessa administração? Por que caso você não saiba a Secretaria de Serviços Públicos acaba de investir R$150 mil reais para revitalizar o canteiro central e calçadas da Avenida Ayrton Senna, entre os estádios do Guarani e da Ponte Preta, que, segundo eles, vai servir como “passarela para a Copa”. É demais não acham? Se esse dinheiro estava no caixa da secretaria poderia atender às demandas mais emergenciais, não é verdade? Mas o que vale nesta administração é “a maquiagem”, como foi a campanha: muitas promessas e nada de realizações efetivas.
A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está em queda. Isso reflete diretamente na implantação de projetos pela prefeitura, é o alerta de que pouca coisa poderá ser feita. Mas para atender empresários do transporte ou maquiar a cidade para a Copa, a mão está aberta.
Agora, tem até vereador que apoiou o prefeito Jonas Donizette (PSB) delatando em plenária, aos quatro ventos “Eu infelizmente ajudei a eleger esse prefeito”, declarou Arthur Orsi (PSDB), na sessão do dia 21 de maio. Pois é, a turma esta se sentindo encurralada e está se enforcando com a própria corda.
Arlei Medeiros
Presidente do PSoL Campinas
Coord. Observatório de Gestão Pública do Trabalhador