ÁGUA: um bem precioso escasso no Estado de São Paulo
As altas temperaturas na Região Metropolitana de Campinas vem se elevado a cada dia. Esta semana, chegamos a atingir quase 38º em Campinas, causando incomodo e muito desconforto para todos, ocasionando incêndios e queimadas em diversas regiões. Além disto, um problema grave tem atingido os moradores: a falta de água.
Ela já atinge vários bairros da cidade, e não são os bairros ricos, falta água nas regiões dos DICs, São Domingo, Vista Alegre, Jd. Fernanda e Campo Belo. Com isso, mais de 30 famílias ficaram horas de baixo de sol forte, tempo seco e às margens de uma rodovia para buscar água em uma mina pois suas casas não estão sendo abastecidas. O bica d’água fica em outra cidade: Itupeva.
Como forma de protesto, cerca de 250 moradores do bairro Jardim Santo Antônio, em Campinas, interditaram uma avenida e atearam fogo em pneus em um protesto contra a falta de água no município. Os moradores sofrem com a falta de investimento do governo Alckmin, com o descaso do governo municipal e com a maquiagem que os Tucanos fizeram na crise da água para ganhar no primeiro turno.
A empresa responsável pelo abastecimento em Campinas, a Sanasa, reconheceu que teve que diminuir em 60% o volume de água que retira do rio Atibaia. Reduziu porque a água não existe nos Rio Atibaia e o Rio Capivari para abastecer a cidade com mais de 1,1 milhão de habitantes e as cidades da RMC.
As cidades de Itu e Sorocaba vivem tempos difíceis pela falta de água. Diversas família tiveram que sair das cidades pois não haviam mais condições de permanecer em um local onde o abastecimento de água foi interrompido completamente. Isto é um absurdo, ter que sair de suas casas pois não lhes é mais oferecido água potável para sobreviver.
Fico indignado de ver o PSDB no governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Os problemas estão evidentes, Alckmin não fez absolutamente nada para reverter o problema que temos enfrentado e mesmo assim foi reeleito. A falta de água, decorrente das pouquíssimas chuvas este ano, poderia sim, ter sido administrada para que a população não sofresse o que tem sofrido nestes últimos meses.
Por isso que sempre reforço a importância de conhecer os candidatos, procurar o histórico e vida política dos candidatos, se o candidato for eleito que interesses vai defender. Só assim conseguiremos eleger pessoas que possam de fato melhorar a vida da população. Mas, pelo visto, isto ainda não aconteceu aqui em São Paulo!
Arlei Medeiros
Presidente PSoL Campinas
Coord. Observatório de Gestão Pública do Trabalhador