Que justiça é essa que prende o pobre e protege os políticos?
Todo mundo no fim de ano quer reascender esperanças de mudanças, seja no âmbito profissional, emocional, e principalmente, devido as últimas manchetes, no político. Infelizmente a postura de alguns vereadores de Campinas nesta última semana nos deixa indignados. Parlamentares (PT, PSDB e SDD) foram flagrados usando o carro oficial da Câmara para ir a um churrasco. Além disso, pelo menos cinco carros oficiais estão sem o adesivo do Legislativo, item obrigatório por lei.
Cada vereador deu uma desculpa para ter ido ao churrasco com o carro oficial ou sobre a falta do adesivo, mas a sensação que fica é de que os parlamentares fazem o que bem entendem com o dinheiro público, e nós aqui, ficamos de figurantes. É preciso dar uma basta nesta farra.
A sensação de impunidade por crimes e desvios de conduta cometidos pelos parlamentares só faz crescer a descrença na política e as pessoas deixam de participar. Isso distancia o cidadão da política, e é aí, que a farra corre solta.
Na região metropolitana de Campinas temos prefeitos de Sumaré (PSDB), Jaguariúna (PTB), Vinhedo (PTB) e Paulínia (PMDB), cassados ou condenados pela justiça. Mas todos encontram brechas na lei para recorrer a uma instância superior ou conseguem liminares para continuar no poder. Que justiça é essa que prende o pobre e protege os políticos?
Por isso reforço que precisamos dar um empurrãozinho na “esperança” de que essas condutas podem e devem mudar. Vamos começar 2015 de pé direito, participando mais da vida política da sua cidade, indo às sessões da Câmara, acompanhando o prefeito e o seu vereador pelas redes sociais, cobrando e fiscalizando o que andam fazendo com o nosso dinheiro. Se for preciso vamos ocupar as ruas, manifestar e exigir diferentes posturas e condutas.
Arlei Medeiros
Presidente PSoL Campinas
Coord. Observatório de Gestão Pública do Trabalhador